News

Em cinco anos, bancos estarão em plataformas online formarão grandes ecossistemas digitais voltados ao cliente

58% dos executivos de bancos na AL acreditam que o modelo tradicional baseado em agências se tornará obsoleto dentro de 5 anos. Em todo o mundo, o percentual sobe para 65%.

Dois terços dos bancos no mundo consideram que as novas tecnologias são o principal motor da mudança para os próximos 4 anos. Percentual era de 42% em 2017

4 em cada 5 entrevistados acreditam que, em vez de produtos, bancos buscam oferecer diferenciais na experiência do cliente.

Globalmente, 47% esperam que seus negócios evoluam para os ecossistemas digitais nos próximos 2 anos fazendo parcerias com terceiros, bancários e não-bancários.

Este relatório global independente pesquisou mais de 300 executivos bancários, dos quais metade são de diretoria

Comunicado De Prensa,
Temenos – Company

GENEBRA, Suíça – 29 de junho de 2021 – Um novo relatório publicado hoje pela Temenos (SIX: TEMN), empresa líder de software bancário, constatou que 65% dos executivos de bancos em todo o mundo acreditam que o modelo tradicional baseado em agências se tornará obsoleto dentro de 5 anos. O relatório, produzido pela Economist Intelligence Unit (EIU) e intitulado “Branching out: can banks move from city centres to digital ecosystems?” (A ramificação pode levar os bancos dos centros urbanos para ecossistemas digitais?), é baseado em uma pesquisa recente realizada com 305 altos executivos bancários globais. Para os pesquisadores, questões como a pandemia de Covid-19 aliada ao aumento da concorrência de fintechs e ao surgimento de novas tecnologias, plataformas de super aplicativos e gigantes da tecnologia aceleraram a transformação digital e desencadearam uma mudança nas prioridades bancárias e nos modelos de negócios.

Na visão de 65% dos executivos entrevistados, novas tecnologias como a computação em nuvem, a IA e as APIs terão um grande impacto no setor nos próximos quatro anos. Os bancos estão concentrando seu investimento de tecnologia em cibersegurança, IA e computação em nuvem à medida que aceleram projetos de transformação digital.

De acordo com o relatório, 81% dos executivos acreditam que os bancos precisam oferecer diferenciais na experiência do cliente, em vez de produtos. Com isso, muitos bancos estão recorrendo a parcerias estratégicas e investimentos em tecnologia para se tornarem parceiros confiáveis e fornecedores de experiências amigáveis ao consumidor.

A pandemia tem sido um catalisador de colaboração e experimentação. O texto afirma que quase metade (47%) de executivos de bancos espera que seus negócios evoluam para ecossistemas nos próximos dois anos, pelos quais os bancos oferecerão produtos e serviços próprios e de terceiros para clientes e outras organizações financeiras.

Chefe Global de Banco Digital da Standard Chartered, Aalishaan Zaidi observa essa mudança de atitude e de cultura como resultado da pandemia:

“A grande mudança para nós foi nossa crença de que poderíamos mudar rapidamente se realmente quiséssemos.” E acrescenta que antes da pandemia, “nunca teríamos feito as parcerias que estamos fazendo agora.”

Para Kanika Hope, diretora de Estratégia da Temenos, o Open Banking e o aumento da concorrência das grandes tecnologias e dos novos bancos estão fazendo com que os bancos repensem seus modelos de negócios.

“Muitos agora aspiram desenvolver ecossistemas digitais que tragam experiências mais humanas e diferenciadas para seus clientes usando o poder da nuvem, SaaS e IA. Este relatório mostra que os banqueiros agora entendem que a tecnologia será um facilitador para esses novos modelos de negócios e é fundamental para sua diferenciação competitiva. Temenos continua a ampliar sua liderança em IA e nuvem, atendendo a mais de 3 mil bancos em todo o mundo. “Recentemente trouxemos ao mercado a Temenos Banking Cloud para ajudar os bancos a transformar digitalmente e assumir o controle de seus modelos de negócios e ciclos de inovação”, acrescenta.

Temenos Press Contacts

Jessica Wolfe
Temenos Global Public Relations

Alistair Kellie & Andrew Adie
Newgate Communications for Temenos

Comunicado De Prensa,
Temenos – Company